Pesquise no blog

Visitantes Corais

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Henágio, eterno craque coral!

Henágio não era um completo desconhecido quando chegou de Aracaju em 1983. Com a camisa do Sergipe, havia disputado o campeonato brasileiro daquele ano. Foi, ao mesmo tempo, o destaque e a revelação do time que passou à segunda fase num grupo que tinha o São Paulo, o América de Natal e o Sport. Sua habilidade e a capacidade de encontrar espaço onde não havia atraíram a atenção do mercado, mas o Santa Cruz foi mais rápido e o trouxe para o Recife.
Bastaram alguns jogos para Henágio se transformar na estrela do time coral treinado por Carlos Alberto Silva, com Ramon de volta ao ataque enquanto Luiz Neto e Birigui se revezavam no gol.
Seu primeiro gol foi na goleada sobre o América por 7 x 1, na terceira vez em que entrou em campo. Àquela altura, a torcida já gritava seu nome em delírio a cada drible curto e imprevisível.
Um jogo, contudo, é marcante em sua primeira passagem pelo Mais Querido, um clássico contra o Sport jogado em Caruaru. O Santa havia perdido as decisões dos turnos anteriores e a primeira fase do terceiro turno. Ou provocava um supercampeonato vencendo a segunda fase e também o turno final, ou iria assistir à decisão entre seus dois maiores rivais.
Henágio foi o nome da partida extra que decidiu o turno, não apenas pelo gol salvador. Fez uma partida impecável e abriu o caminho para o trisupercampeonato. Foi o grande nome das partidas decisivas.
Em 1986 saiu do Santa Cruz para o Sport e, de lá, seguiu para substituir Zico no Flamengo. Retornou em 1991 e permaneceu no Santa até 1993, sendo um coadjuvante de luxo no título estadual.
O meia marcou 34 gols e jogou 195 partidas com a camisa coral. Os números não expressam, contudo, um fato inquestionável: Henágio foi o grande ídolo de toda uma geração de torcedores do Santa Cruz.
Foto: Edvaldo Rodrigues/DP/D.A. Press
Fonte: Site oficial do Santa Cruz

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e serão ou não publicados de acordo com a avaliação do moderador.